Coisas que você nunca deve dizer para uma mãe de recém-nascido

Ter um recém-nascido em casa é uma das experiências mais gratificantes e desgastantes de sua vida. As noites mal dormidas, o período de adaptação, o cansaço... Não é fácil. Portanto, definitivamente, não precisamos de pessoas nos dizendo frases totalmente inconvenientes, desnecessárias e sem um pingo de “noção”, tornando esse período ainda mais difícil.

Aqui estão algumas coisas que você nunca deve dizer para uma mãe de recém-nascido. Passe adiante! Compartilhe com amigos! As novas mamães irão agradecer!

 

recmmepost2_1_original.jpg (146 KB)

 

“Você parece que ainda está grávida.”

É obvio que não está! Ainda que pareça, não está! Nunca fale sobre o peso de uma mulher que acabou de ter um bebê. Ela já não está bem com seu corpo e um comentário desse só vai piorar a situação. E não, isso não tem graça.

 

“Você está com a aparência cansada.”

Que nova mamãe não está exausta? Você certamente não precisa chamar a atenção para isso.

 

“O bebê está dormindo a noite toda?”

A grande maioria dos recém-nascidos não dorme a noite toda, pois ainda estão se acostumando com o mundo aqui fora. E essa é uma das causas do grande cansaço, principalmente da mamãe. Portanto, desnecessário é trazer um assunto em que pode leva-la a pensar que seu bebê é o único no Planeta Terra que não dorme a noite toda.

 

“Já perdeu o peso?”

Novamente, evite todas as questões sobre o peso da nova mamãe. Perder peso depois de uma gravidez é uma coisa tão pessoal, íntima, que depende de tantos fatores, inclusive a genética da pessoa. E basicamente não é da sua conta!

 

“Seu bebê parece amarelado.”

Não fale sobre possíveis alterações no bebê como acne do bebê ou icterícia. Se a mãe quiser falar com você sobre isso, tudo bem. Mas não seja o negativo que o traz. Mantenha sua curiosidade para si mesmo.

 

“Quando você vai voltar para o trabalho?”

Esta é a última coisa que uma nova mãe, provavelmente, quer pensar! Deixe-a aproveitar o momento o máximo possível.

 

“Por que você não está amamentando?”

Este é provavelmente o segundo na lista de coisas sobre as quais você não deve falar, logo atrás do peso do bebê. Não importa quão forte sejam suas opiniões em torno da amamentação, não é seu lugar para julgar.

 

“Seu bebê chora muito. Talvez esteja com cólica.”

Em primeiro lugar, se alguém disser isso, provavelmente eles não estiveram muito perto de um bebê. E é praticamente garantido que seja a última vez que eles veem o bebê por um tempo.

 

“O bebê realmente não se parece com você.”

Em primeiro lugar, é um recém-nascido! Em segundo lugar, nenhum pai ou mãe quer ouvir isso.

 

recmmepost_1_original.jpg (149 KB)

 

“Deixa eu te contar como foi o meu parto.”

Se sua amiga quer trocar experiências, isso é ótimo. No entanto, ninguém quer ouvir sua história de parto detalhada de 10 anos atrás. Não é sobre você. Há uma diferença entre oferecer suporte, como "eu já estive lá", e assumir a conversa. Não faça o último.

 

“Aproveita, pois passa rápido.”

Esta sempre surgirá pela força do hábito, mas tente evitar. A mãe sabe que o tempo voa, não precisa ficar repetindo. Deixe-a apenas viver esse momento.

 

“Deixe o bebê chorar.”

Este conselho é tão antigo, mas ainda é dado hoje em dia, erradamente, para as novas mamães. Deixe-a elaborar seu próprio plano juntamente com o papai.

 

“Acredita que voltei para meu jeans em apenas duas semanas?”

Este comentário pode levá-la a te mandar embora, antes mesmo da próxima troca de fralda do recém-nascido.

 

“Só estou um pouco resfriado.”

Aiiiii! Assim você não vai poder respirar no ambiente em que estiver o bebê e a mamãe. Fora que a mamãe vai ficar super preocupada. Espere para visitar o bebê até que você esteja 100% curado.

 

“Meu bebê nunca chorou.”

Sim! E você, provavelmente, também deu à luz naturalmente sem sentir dor, certo? Parabéns pra você!

 

“Quando você vai ter outro bebê?”

Primeiro: não é da sua conta! Segundo: deixe a mãe aproveitar esse momento. Ok?

 

Agora que você sabe o que evitar, vá lá e faça tudo o que puder para apoiar a nova mamãe em sua vida. Leve uma comida leve e saudável de presente para ela, lave a louça no final e nada de visitas demoradas hein!

 

 

Comentários ()