Como deve ser a adaptação de uma criança na escola infantil?

Mudanças de ambientes na vida das crianças podem ser difíceis no começo. Elas podem sofrer com a adaptação e sentir muito a falta dos pais nos primeiros dias de aula. Fazer com que os pequenos se sintam adaptados ao ambiente escolar é fundamental para o aprendizado e também para a sua saúde, por isso a adaptação na escola infantil é um assunto que deve ser conversado e orientado.

Na vida infantil novidades como essa podem gerar insegurança e ansiedade. Ainda mais que os pequenos estarão em um lugar desconhecido para elas e ainda terão que se adaptarem com as novas regras e pessoas que não estava acostumada a conviver.

Outro fator que pode influenciar na adaptação na escola infantil das crianças é o momento de separação dos pais. Principalmente quando pais ou responsáveis acabam sofrendo junto com as crianças no momento da separação. Isso pode ter influência direta na adaptação dos pequenos, pois eles podem ficar ainda mais inseguros.

Nos dias de adaptação na escola infantil, tanto a escola infantil quanto os pais possuem papel fundamental nesse processo. Os pais devem explicar como funciona essa etapa para as crianças, evitar criar expectativas e ainda contar como funciona a vida escolar. A escola tem como principal objetivo acolher a criança e fazerem-na sentir-se bem, e entender as dificuldades de cada criança no início do processo de adaptação. Os alunos normalmente são bem recebidos por toda a comunidade educacional. As professoras devem ser informadas e conversar com o restante da turma para que os pequenos não fiquem deslocado nos primeiros dias.

Adaptação na escola infantil.

Com uma equipe capacitada,  é necessário que a escola entenda a importância da adaptação da escola infantil na vida das crianças, trabalhe com brincadeiras e façam as crianças se enturmarem para que essa etapa seja menos complicada para os pequenos. Além de sempre estar em contato com os pais mostrando a evolução de cada uma e como está a adaptação delas. “Os pais podem ajudar os profissionais da escola adotando uma postura confiante a essa nova etapa. Uma vez escolhida a escola os pais devem estar seguros e felizes com o ambiente no qual as crianças vão passar parte do dia”, comenta Jacqueline Magalhães, assessora pedagógica da Cycle School.

Essa proposta ajuda as crianças a se adaptarem mais rápido ao ambiente escolar, já que envolve muita comunicação com os professores, fazendo assim com que o aprendizado ocorra mais naturalmente, trazendo mais segurança para a criança e naturalidade no processo de educação infantil.

Veja mais algumas dicas de como ajudar seu filho na adaptação na escola infantil:

  • Converse com o seu filho uma semana antes das aulas começarem, faça isso todos os dias. Mesmo que pareça que ele não esteja compreendendo, esse diálogo é importante, até para você mesmo se acostumar com essa ideia;
  • Mostre que a escola é um lugar divertido e prazeroso e também reforce que ao final do dia você irá buscá-lo;
  • Nos primeiros dias de aula, leve as crianças de mãos dadas ao invés de ser no colo. Isso além de ajudar na separação mostra a confiança que os pais têm com o local;
  • Se a criança for apegada a algum item, é útil leva-lo nos primeiros dias de aula, para que eles façam uma ligação entre a escola e a casa;
  • Conversem com os professores do seu filho, eles sempre terão conselhos para ajudar nesse momento, além de ser o elo com as crianças.

 

escola infantil.jpeg (190 KB)

 

 

Comentários ()